O SOL É
NOSSA PRAIA!

CABO FRIO

 
    

 

 
 

CABO FRIO

Cabo Frio é o principal pólo turístico da Região dos Lagos - Rio de Jaeiro RJ, suas praias de águas azuis e cristalinas como Praia do Forte, Praia das Conchas e do Peró, e dunas exuberantes, de areia branca e fina, refletida pelo sol durante o dia e a lua ao anoitecer, proporcionam momentos inesquecíveis, e oferecem excepcionais condições para o descanso, lazer e contemplação à natureza. Suas praias permitem a prática de várias modalidades esportivas, como o iatismo, surf, windsurfe, jet-ski, caiaques, esportes a vela, entre outros. As ondas que se formam são excepcionais para o surfe, e a exuberância de sua fauna e flora marinha, proporcionam a prática do mergulho. Rara beleza que extasia os visitantes - veranistas, em passeios por cenários de cartão postal, atraindo turistas durante todo o ano. Cabo Frio oferece todo tipo de opção durante o dia, como mergulhos deliciosos em suas praias, passeios de bananas, jet-ski, barcos, caiaques, surf, caminhar e pedalar pela orla e a noite a cidade fervilha com seus bares, boates, quiosques, shows, trios elétricos... Rede hoteleira, pousadas e aluguel para temporada para suas estadias em nossa Cabo Frio na Região dos Lagos RJ.

 
Cabo Frio dádiva divina criada por Deus para todos nós !
 

Cabo Frio figura como a principal cidade turística da Região dos Lagos, devido principalmente as suas praias e ilhas com águas cristalinas, ótimas para banhos e prática de esportes náuticos, como surf, windsurfe, jet-ski, vela, mergulho submarino, e onde sua fauna e flora marinha são abundantes. Oferece vasta opção de lazer e hospedagem em suas pousadas, hoteis e imoveis para aluguel temporada.

Localização de Cabo Frio: Localizada na Região dos Lagos (Costa do Sol) a 155 km da cidade do Rio de Janeiro, num percurso de apenas duas horas de viajem, tendo boas estradas para viajar com toda a família. Com clima semi-árido, agradável durante todo o ano, sendo banhado pelo Oceano Atlântico e Lagoa de Araruama.


F
ORTE SÃO MATHEUS - Praia do Forte
Em 1615, o Governador do Rio de Janeiro, Constantino Menelao, recebeu ordens do Rei para combater os ingleses que freqüentavam o litoral de Cabo Frio. A expusão acontece e é estabelecida a povoação de Santa Helena, e erguido o Forte de Santo Inácio no lugar da “Casa de Pedra” – inicialmente, uma fortaleza francesa instalada na boca da barra da Lagoa de Araruama no século XVI, onde, posteriormente, se alojaram os ingleses.

   Respondendo a uma consulta Real sobre a melhor maneira de se fortificar Cabo Frio, em 20 de abril de 1617, Martin de Sá – governador do Rio de Janeiro – conclue ser necessário desfazer o forte existente por ser fácil de ser tomado por naus inimigas. A aprovação desta conclusão é afirmada pela carta régia de 18 de julho de 1617, dirigida ao governador do Brasil, D. Luis de Souza. E em 14 de abril de 1618, a carta régia transfere a responsabilidade das obras de construção para o governador do Rio de Janeiro.

         Em 1620, verifica-se a conclusão da nova fortaleza, na carta enviada ao governador do Brasil pelo jesuíta superior da Aldeia dos Índios de São Pedro.

         No mapa da terra de Cabo Frio (Autor anônimo, c. 1625), pode ser observado, a localização do forte velho, Santo Inácio, e a do forte novo, São Matheus, mais próximo a enseada da praia.

         Em 1648 o Forte São Matheus encontrava-se abandonado e a Cidade de Cabo Frio não passava de 2 dúzias de moradores. (Alberto Lamego – O Homem e a Restinga).

  O Forte possui canhões dos mais variados calibres: um de 12 polegadas, quatro de 6 polegadas e dois de 8 polegadas. No século XVIII, a fortificação, estava guarnecida por uma tropa auxiliar composta de um superior e 7 soldados, sendo que destes, um era de cavalaria, e todos sujeitos às ordens do oficial do terço de regimento de milícia em Cabo Frio (Abel Beranger).

         Em 1818 era guardado por 6 soldados de milícia que renovavam de 15 em 15 dias e eram comandados por um Cabo, que era obrigado a dar aviso ao Coronel do distrito da entrada e  saída de embarcações que passavam pela boca da barra (Abel Beranger) em 1899 o forte tornou-se lazareto recolhendo doentes portadores de varíola.

        A Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) tombou o Forte São Matheus em 30/11/1977. A certidão de tombamento é o ofício de nº 38 – datado de 06/03/1978.

 Em 1980, o então presidente do Clube de Regatas Flamengo, Márcio Braga, instala na frente da sede do clube, no Rio de Janeiro, um canhão retirado do Forte São Matheus.

         Desde a década de 70 existe um projeto para a instalação de um museu nas dependências do forte, já aprovado pela SPHAN.

Leia mais..

 

 
 
CENTRAL POINT CABO FRIO - RJ
 
 

 

GANHE DESCONTOS NAS
DIÁRIAS DA POUSADA E
QUITINETE CENTRAL POINT
DESCONTO ESPECIAL NO
2º SEMESTRE DE 2015
SIGA-ME E CURTA P/ AMIGOS NO FACEBOOK

 

 

Preserve a Natureza!
Preserve a Vida!

Nova orla da Praia do Forte de Cabo Frio

A obra da nova orla da Praia do Forte, em Cabo Frio, será inaugurada no aniversário da cidade, antecipando a chegada da alta temporada. Está em fase de acabamento toda parte subterrânea, onde ficarão cinco módulos, cada um terá três quiosques, num total de 15 restaurantes.
A nova orla da praia do forte atende uma determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de retirar os quiosques de cima das dunas.

 
Adicionar aos Favoritos
 
 

PROMOÇÃO
Vem Comigo

 
 

VÍDEO
ANO NOVO 2017 CABO FRIO
Clique para Ver!

Melhor Localização, Menor Preço!
É aqui na Central Point Centro de Cabo Frio - Praia do Forte
Pousada e Quitinete
Ambiente Familiar!

LOCALIZAÇÃO DA
POUSADA E QUITINETE
CENTRAL  POINT CABO FRIO PRAIA DO FORTE - RJ
VÍDEO YOUTUBE



 

TELS CONTATO
(DDD 22)

FIXO >

 

2645-0048

TIM >

  98132-6032

CLARO >

  99229-8786

VIVO >

  99845-1330

OI >

  98821-3646